Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Conheça dicas para cuidarmos da pele

Cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e é o delimitador dele com o meio externo, correspondendo a 16% do peso corporal. Algumas de suas funções são: regulação de temperatura, controlar nosso fluxo sanguíneo, proteger contra agentes externos, defender nosso organismo entre outras funções sensoriais, tais quais: dor, calor, frio, tato e pressão. Com tantas funcionalidades, acaba-se por entender que a pele é de fato um órgão vital e que os cuidados com ela podem fazer grande diferença na saúde interna e consequentemente, estética.

A dermatologista Lena Figueiredo comenta a diferença de uma pele de uma pessoa com diabetes com a de outra que não tem a condição. “Para as pessoas com diabetes, que tenham frequentemente altas taxas de açúcar no sangue, têm a tendência de apresentar pele mais ressecada, pois o corpo tenta se livrar do excesso da substância tornando o ato de urinar mais frequente. Quanto mais você urinar, mais líquido seu corpo perderá. Se você não repuser esse líquido perdido tomando muita água, você ficará desidratado, o que causa (entre outros sintomas) ressecamento na pele. Se ela perde a umidade, pode ocorrer irritação. Em casos graves, podem se formar lesões descamativas avermelhadas. Coçar pode fazer as lesões racharem, deixando a pele suscetível a bactérias causadoras de infecções. As terminações nervosas e vasos sanguíneos danificados na pele devido aos altos níveis de glicose só agravam a situação”.

E os cuidados não param por aí. É necessário prevenir a ocorrência de afecções nos pés. Para isso, é necessário que a pessoa faça a inspeção diária, onde ela necessita verificar os seguintes sinais: coloração, temperatura, resíduos de sangue, micose entre os dedos, pontos de vermelhidão (consequência de sapato apertado), bolhas, feridas ou outras anormalidades, que chamem atenção. Outra ocorrência comum é encontrar fissuras e calos, tendo como causa principal o envelhecimento dos pés, as micoses, como as infecções fúngicas das unhas e as interdigitais são também frequentes.

Para diminuir cada uma das ocorrências, Vera Ligia Lellis Jacob, enfermeira podiatra sugere “enxugar bem a região entre os dedos, utilizar meias de algodão e sem costuras, creme a base de ureia para hidratar os pés ressecados, evitando rachaduras, principalmente em calcanhares. É recomendado banho rápido e morno, corte de unhas quadradas e com as pontas arredondadas, sempre no nível do dedo, não muito curtas, evitando o encravamento. Evitar o uso de sandália, caso use, escolha o modelo papete. Não retirar cutícula, utilizar sapatos confortáveis, quadrado e com salto largo de 3 a 4 cm. Se houver o aparecimento de calos, rachaduras, micose ou qualquer anormalidade, procurar um especialista, enfermeiro podiatra ou médico, para que o profissional avalie e passe as informações adequadas”.

Pensando em atender este nicho de mercado, a empresa Autêntica Global disponibiliza uma linha composta de creme de alta hidratação e géis relaxantes para o corpo e para pernas e pés. Além disso, tem produtos voltados para cabelos, pés, rosto, mãos, perfumaria e itens hipoalergênicos. Mais informações, acesse: https://www.autenticaglobal.com.br/

 

Compartilhar

Arquivado em: