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Tecnologia a serviço do controle e do gerenciamento de diabetes durante a pandemia da Covid-19

Roche oferece ferramentas e serviços para facilitar a rotina de portadores de diabetes e para apoiar especialistas e entidades públicas.

Há alguns anos uma pessoa que se sentia cansada, com muita sede e visão turva procurava um médico e fazia exame. Pronto. Na maioria das vezes...diabetes. Com o diagnóstico nas mãos havia pouco a se fazer, a não ser seguir tratamentos que evoluíam quase nada em termos de tecnologia e que colocavam o portador da doença literalmente como um paciente. Restava cumprir ordens para seguir uma vida sem tanta qualidade e já pensando nas futuras complicações. A medicina, porém, é uma das áreas que mais se beneficiou de ferramentas e iniciativas de ponta. Entre as doenças, o progresso contínuo da ciência tem privilegiado, por exemplo, o diabetes. E mais, para utilizar uma palavra atual e necessária em diversos assuntos, os diabéticos foram empoderados por meio de ferramentas que permitem uma melhor gestão da doença.

De acordo com o atlas 2019 da Federação Internacional do Diabetes (IDF), mais de 16 milhões de pessoas no País são diabéticas. No mundo 463 milhões de adultos convivem com a doença. A Covid-19 chegou para desafiar os cientistas, os economistas, a população em geral e colocou essas milhões de pessoas no foco do problema. Diabéticos, assim como idosos, cardíacos e portadores de outras doenças, fazem parte do chamado grupo de risco para o novo Coronavírus. Segundo especialistas, o nível elevado de glicose no sangue pode agravar a evolução dos infectados. Fora o risco em si, a Covid-19 tem atrapalhado a rotina de quem precisa de um controle contínuo. O isolamento social leva a dificuldades como ir a médicos e marcar consultas. Com isso, as ferramentas que auxiliam no gerenciamento de diabetes se tornam cada vez mais importantes.

As empresas buscam sem parar melhorias no diagnóstico de controle e no tratamento da doença. Entre elas, a Roche Diabetes Care é uma das que mais investem no desenvolvimento de ferramentas e iniciativas inovadoras que auxiliam gratuitamente milhões de pessoas e entidades públicas durante a pandemia.

A companhia, presente há quase 90 anos no Brasil, disponibilizou durante o período de abril a setembro, sem custos, a versão PRO do mySugr. O aplicativo para gerenciamento de diabetes é como um diário para as medições do glicosímetro. Com o objetivo de atrair as pessoas para o tratamento, a ferramenta traz funções de gamification, de gerenciamento automatizado dos resultados glicêmicos e integração com um número crescente de dispositivos médicos. Os diabéticos têm ainda como compartilhar as medições com especialistas. Tudo sem sair de casa, respeitando o isolamento social. Para ter acesso à versão PRO do mySugr, disponível para IOS e Android, basta fazer download gratuito do aplicativo.

Ainda para auxiliar a adesão ao tratamento contínuo e que este seja feito de forma adequada, a Roche conta um time de especialistas que realiza atendimento de programas educacionais dos pacientes que precisam ser preparados para a terapia com bomba de insulina Accu-Chek Combo. Com a pandemia de Covid-19, todos os serviços desses especialistas, as Educadoras, foram migrados para o digital. São aulas remotas e personalizadas de educação em diabetes destinadas a pacientes que já utilizam a terapia, com garantia da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O time das Educadoras Virtuais foi ampliado para dar suporte educacional a todos os usuários de bomba de insulina, independentemente de seu tempo de uso, que estejam com alguma dúvida em relação ao seu tratamento. Além disso, se o paciente tiver uma indicação médica para receber auxílio em contagem de carboidratos com foco no preparo para bomba de insulina Accu Chek Combo, a Roche está agendando atendimentos gratuitos para que os médicos também recebam esse suporte educacional, por meio de envio de relatórios após os atendimentos.

 

Apoio à gestão da doença

Ainda na busca por uma crescente adesão a tratamentos adequados, a Roche Diabetes Care Brasil ampliou o escopo de serviços que oferece a prefeituras que adquirem, por meio de licitações, seus aparelhos de glicosímetro e tiras. Além de fornecer os produtos em si, a empresa disponibiliza tecnologias e serviços de acompanhamento de pacientes, que apoiam médicos do sistema de saúde pública no controle da doença dos pacientes. Por meio de softwares, possibilita que os dados enviados pelos diabéticos sejam analisados pelos especialistas. Assim, o profissional de saúde consegue ter mais visibilidade sobre o controle glicêmico. Desta maneira a Roche reforça sua visão de ajudar milhões de pessoas no gerenciamento de diabetes.

 

Foco na educação

A Roche Diabetes Care tem outras iniciativas que auxiliam os pacientes durante a pandemia e que são importantes mesmo após esse período, pois são realizadas de maneira contínua. O “Programa online de contagem de carboidrato” foi elaborado para os diabéticos que têm vontade de começar o uso de bomba de insulina, desde que tenham indicação médica, e é oferecido gratuitamente com 15 dias de acompanhamento e dicas para facilitar a rotina. Dados já coletados da iniciativa apontam que 90% dos que participam do programa estão aptos para o uso da bomba. Para que os usuários do equipamento o utilizem de maneira correta e tendo o máximo benefício possível, e também para tirar dúvidas, a Roche criou o “Educação Continuada”, que acompanha o usuário, novo ou mais antigo, virtualmente. Já no “Programa Roche Diabetes Educa Paciente” o diabético recebe assessoria e insumos frequentemente, como o controle remoto, tiras e o cabo para transferência de dados. Para este há custo.

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