Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Derrubando sete mitos sobre diabetes tipo 2



O que você come causa diabetes? É possível curar o diabetes? Há muita informação falsa por aí sobre diabetes tipo 2. Mas não tenha medo! Os destruidores de mitos do mySugr estão de volta, combatendo informações inverídicas sobre diabetes tipo 2.

Queremos que fique longe dos estereótipos! Vamos acabar com as suposições sobre a vida das pessoas com diabetes tipo 2. Para isso, conversamos com quem sabe domar o monstro do diabetes e perguntamos sobre os mitos mais comuns. Eles variam de absurdos a simples comentários irritantes, e estamos prontos para lidar com todos eles!

Informações falsas afetam nossa compreensão sobre o diabetes e criam estereótipos negativos sobre as pessoas que convivem com diabetes tipo 2. Vamos começar esclarecendo erros sobre diabetes tipo 2 e tratar com respeito pessoas que convivem com essa condição.

Mito no 1: Pessoas com diabetes tipo 2 sempre tiveram um estilo de vida pouco saudável.
Que erro! A ideia de que pessoas com diabetes tipo 2 têm um estilo de vida pouco saudável é injusta e as pessoas com diabetes normalmente precisam lidar com essa ideia mal concebida. Cada pessoa com diabetes é única e nem todos possuem o mesmo estilo de vida. A verdade é que também é possível desenvolver diabetes mesmo com um estilo de vida saudável.
Dieta balanceada e exercícios físicos regulares podem prevenir o aparecimento do diabetes, mas o diagnóstico depende sempre de uma combinação de fatores. A genética e a comunicação entre as células também possuem relação com o diagnóstico do tipo 2. Portanto, não vamos estereotipar pessoas com diabetes tipo 2! Somente porque a dieta pode influenciar o desenvolvimento da diabetes, não significa que um estilo de vida pouco saudável foi ou é o responsável em todos os casos.

Mito no 2: Se você comer muito açúcar ou gordura, com certeza terá diabetes tipo 2.
Você, que não tem diabetes, já recebeu provocações sobre a sua ingestão de açúcar? Alguém já lhe disse que o que você come poderá causar diabetes? Não se deixe enganar! Essa suposição comum apenas mostra quanta desinformação existe. Vamos esclarecer as coisas.
A sua dieta apenas não é a causa do diabetes. É verdade que um estilo de vida pouco saudável pode propiciar o desenvolvimento do diabetes, mas o consumo de açúcar por si só não causa diabetes tipo 1 ou tipo 2. O excesso de peso realmente é um fator de risco para diabetes tipo 2, e bebidas e alimentos açucarados podem causar ganho de peso devido ao alto teor de calorias.
Portanto, se o motivo do ganho de peso é o excesso de açúcar, as suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 aumentam. Mas não se esqueça! O diabetes se desenvolve devido a uma série de motivos e é muito improvável que apenas a ingestão de açúcar cause diabetes.¹

Mito no 3: O diabetes tipo 2 se transforma em diabetes tipo 1 se você precisa tomar insulina.
Você acredita que diabetes tipo 2 pode virar diabetes tipo 1 quando a insulina passa a ser necessária? Não é verdade! Não são apenas as pessoas com diabetes tipo 1 que precisam tomar insulina regularmente. Em alguns casos, a insulina também é usada por pessoas com diabetes tipo 2.
Embora diabetes tipo 2 possa realmente ser controlada com um estilo de vida saudável, a administração de insulina às vezes também é necessária. Como o diabetes tipo 2 é uma condição progressiva, pessoas com o tipo 2 podem ter que começar a tomar insulina depois de algum tempo. Mas, assim como usar um tapa-olho não significa que você é um pirata, tomar insulina não significa que você tem diabetes tipo 1. Arrrr!³

Mito no 4: É possível curar o diabetes tipo 2 com uma dieta isenta de carboidratos.
Você acha que, ao eliminar o carboidrato, o diabetes vai desaparecer como um passe de mágica? Infelizmente, uma dieta sem carboidratos não resolverá o problema. Os carboidratos em si não causam diabetes! Sim, os carboidratos aumentam os níveis de açúcar no sangue, mas outros alimentos também provocam isso. Na verdade, alguns carboidratos saudáveis contêm vitaminas, minerais e fibras essenciais que fazem parte de uma dieta balanceada. Uma dieta saudável e com baixo teor de carboidratos pode prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2, mas comer pouco carboidrato não significa comer zero carboidrato.⁴

Mito no 5: Somente os adultos podem desenvolver diabetes tipo 2.
Infelizmente, o diabetes não tem limite de idade. Embora diabetes tipo 2 afete os adultos com mais frequência, jovens também podem ser diagnosticados. Na verdade, cada vez mais crianças e adolescentes estão recebendo o diagnóstico da condição. O diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes também é causado por alguns fatores ambientais, bem como pelo estilo de vida e pela genética. Assim como os adultos, o tratamento para os jovens inclui dieta, exercícios e medicamentos para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Algumas crianças também podem precisar de insulina para ajudar a controlar o diabetes tipo 2.

Mito no 6: Se você tem diabetes tipo 2, pode comer alimentos sem açúcar sem restrições.
Comunicado de utilidade pública do destruidor de mitos mySugr: sem açúcar não quer dizer sem carboidratos! Não é necessariamente o teor de açúcar de um alimento que preocupa as pessoas com diabetes; são os carboidratos. Os carboidratos aumentam o açúcar no sangue, o que significa que as pessoas com diabetes precisam ficar de olho neles! É verdade que o açúcar é um tipo de carboidrato e reduzi-lo pode ajudar a manter a glicemia sob controle. Mas cuidado! Os produtos rotulados como ‘sem açúcar’ não são necessariamente isentos de carboidratos.⁵

Mito no 7: O diabetes é contagioso.
O diabetes é contagioso? Vamos esclarecer isso: claro que não! O diabetes não é culpa de ninguém. As causas do diabetes são complexas, mas o contato humano não é uma delas. Da próxima vez que encontrar alguém especialista em domar o monstro do diabetes, não se preocupe, você estará seguro! Em vez disso, diga a essa pessoa o quanto você a apoia no enfrentamento do diabetes.²
Domar o monstro do diabetes já é bem difícil, imagina incluir mitos no pacote? Tem alguma dúvida sobre diabetes tipo 2? Não tenha medo de perguntar! Os destruidores de mitos mySugr estão aqui para nos lembrar que as pessoas que convivem com diabetes são pessoas comuns e cada uma enfrenta um monstro do diabetes diferente. Então, vamos nos afastar dos estereótipos e entender melhor o diabetes tipo 2!
Ei, aqui! Se você é jornalista e chegou até esse artigo enquanto pesquisava sobre diabetes, temos outro artigo para você. Aqui você encontrará dicas e sugestões sobre como usar a linguagem certa ao escrever sobre qualquer tipo de diabetes: https://www.mysugr.com/en/blog/10-tips-writing-diabetes/

Todas as informações neste artigo são baseadas nas seguintes fontes:
1. 10 Things That You May Have Heard About Diabetes That Aren't True. Diabetes Digest.
http://diabetesdigest.com/tag/diabetes-rumors/ (Acessado em 16 de dezembro de 2020)
2. Is Diabetes Contagious? And Other Myths Debunked. Healthline.
https://www.healthline.com/health/diabetes/is-diabetes-contagious#can-yo... (Acessado em 12 de dezembro de 2020)
3. Type 2 Diabetes. Mayo Clinic.
Mayo Clinic Staff. (2019). Type 2 diabetes. (Acessado em 13 de dezembro de 2020)
4. Diabetes mellitus, fasting blood glucose concentration, and risk of vascular disease: a collaborative meta-analysis of 102 prospective studies. Emerging Risk Factors Collaboration.
Sarwar N, Gao P, Seshasai SR, Gobin R, Kaptoge S, Di Angelantonio et al. Lancet. 2010; 26;375:2215-2222.
5. About type 2 diabetes. NHS.
https://www.nhs.uk/conditions/type-2-diabetes/ (Acessado em 19 de dezembro de 2020)

O site mySugr não fornece aconselhamento médico ou jurídico. Os artigos do blog mySugr não são artigos científicos e possuem fins informativos apenas.
As informações médicas ou nutricionais constantes no site mySugr não se destinam a substituir o aconselhamento, o diagnóstico ou o tratamento médico profissional. Sempre consulte um médico ou profissional de saúde caso tenha alguma dúvida sobre uma condição médica.


Molly Perkins
Molly é escritora e ama ler. Antes de se unir à equipe do mySugr, ela trabalhou como professora e se formou em Literatura e História Inglesas. Ela é apaixonada pela missão do mySugr de tornar o diabetes menos desagradável e sempre deseja que seu trabalho ajude as pessoas de alguma forma. Em seu tempo livre, ela adora ler, desenhar, ouvir música dos anos 80 e ficar com seu gato Zsuzsi.

Compartilhar

Arquivado em: