Accu-Chek®

Tamanho do texto: Diminuir Aumentar

Bem-vindoLogin | Criar conta

Por favor, registre-se como usuário

Esqueceu sua senha?

Compartilhar Enviar por e-mail Imprimir

Escolha uma opção de compartilhamento:

Fechar X

Enviar esta página por e-mail

Todos os campos devem ser preenchidos.

Dica: para enviar para mútliplos endereços de e-mail, separe cada endereço de e-mail com uma vírgula.

Produtos

Bomba de Insulina (SIC)

  • Com o SIC de Insulina ainda é preciso testar o açúcar no sangue?
    O teste é pré-condição absoluta para a terapia com o SIC de Insulina. Você deve verificar o açúcar no sangue, pelo menos, quatro vezes por dia. Além disso, deve ser preparado semanalmente um perfil do açúcar no sangue e, a cada uma ou duas semanas o açúcar no sangue deve ser medido mais ou menos às 2 horas da madrugada, especialmente na fase inicial.
    Ou seja, o sucesso da terapia está diretamente relacionado à freqüência e a intensificação da monitorização através da glicemia capilar.

    Fechar
  • É possível comer de tudo?
    Na realidade existe uma maior flexibilidade em relação à escolha e a ingestão dos alimentos. Porém, todo indivíduo com diabetes ou não deve observar cuidadosamente na hora de escolher os alimentos que irão compor as refeições no seu dia a dia.

    Fechar
  • É verdade que o risco de hiperglicemia aumenta com o uso do SIC de Insulina?
    Tendo em vista que somente insulina de ação ultra-rápida está no organismo, uma interrupção do fornecimento , ex.: uma agulha que se soltou ou um vazamento no sistema pode produzir uma rápida elevação do nível de açúcar no sangue.

    Como resultado, o automonitoramento regular desempenha um papel muito importante na terapia com SIC de Insulina.

    Somente o usuário do SIC de Insulina pode evitar a cetoacidose, e como deverá proceder em uma emergência durante a fase de treinamento.

    Fechar
  • O que é um SIC de Insulina?
    É uma alternativa para pessoas com diabetes tratadas com terapia intensiva, e que regularmente chequem sua glicemia capilar. O SIC de insulina substitui as injeções com seringa ou caneta. É usada ajustada ao corpo, num cinto, etc. Após programação seguindo as necessidades individuais libera continuamente (através de um conjunto de infusão) insulina de ação ultra - rápida (insulina Lispro® ou Aspart®) para atender a necessidade basal de insulina do organismo.

    A insulina necessária para "cobrir" o carboidrato/açúcar das refeições (bolus de refeição) e eventuais elevações (bolus de correção) é liberada pelo sistema, pressionando-se um botão. Como resultado, o organismo é adequadamente suprido com insulina de uma forma que imita a ação do pâncreas.

    A vida com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina é muito mais simples e conveniente. Na terapia
    com o SIC de insulina (infusão subcutânea contínua de insulina), não existe a necessidade de diversas
    aplicações de insulina ao dia. Pelo contrário, o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina é um
    equipamento que fornece de forma contínua a insulina necessária ao seu organismo. Esta forma de terapia
    simula a liberação natural de insulina do pâncreas.

    O SIC de insulina é usado externamente, como por exemplo, em um cinto ou em seu bolso. Ele trabalha durante as 24 horas do dia para entregar uma dosagem contínua e pré-programada de insulina (o que chamamos de taxa
    basal) e pode ser ajustado de acordo com a recomendação do seu médico. Ele trabalha com a insulina de ação
    ultra-rápida através de um conjunto de infusão que tem uma cânula que é inserida sob a pele. Nos horários
    de refeição, o usuário simplesmente libera um bolus de forma simples e segura, com apenas um comando.

    O SIC de insulina torna o indivíduo mais independente e proporciona uma vida muito mais flexível.

    Fechar
  • O que os pais precisam saber sobre o SIC de Insulina?
    Durante o período de treinamento, haverá oportunidade de conhecer profundamente a terapia e de manuseio do equipamento. Bem como esclarecer as dúvidas mais freqüentes do dia a dia. Uma vez atendidas às condições básicas para iniciar a terapia com o SIC, existe a possibilidade de utilizá-lo por um período experimental.

    Fechar
  • O SIC de Insulina faz o teste de glicemia além de infundir a insulina?
    O SIC de insulina é um equipamento que deve ser programado para aplicação de insulina basal/24 horas ininterruptamente, mas ainda não analisa simultaneamente os níveis de glicemia, sendo necessária a realização da glicemia capilar de acordo com a orientação médica.

    Fechar
  • O SIC de Insulina regula automaticamente o açúcar no sangue?
    Não, este sistema somente garante a infusão precisa e contínua de insulina mediante programação prévia, porém o controle da glicemia continua atrelado à avaliação através da glicemia capilar (automonitorização). Sendo assim, o SIC de Insulina não tira do usuário a responsabilidade do controle de seu diabetes.

    Fechar
  • Por que usar o SIC de insulina?
    Conforto e flexibilidade - simplesmente mais da vida.

    A terapia de insulina convencional direciona o estilo de vida das pessoas com diabetes. Injetar insulina diversas vezes ao dia requer tempo e precisa ser planejado. Sua rotina diária se adapta à terapia.

    Ao contrário, com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina a terapia se adapta ao seu estilo de vida. Na terapia com o SIC de insulina (infusão subcutânea contínua de insulina) não existe a necessidade de diversas aplicações de insulina ao dia, o que o torna muito mais independente e a sua vida muito mais flexível.

    A terapia com o SIC de insulina oferece muitas vantagens:

    • O seu controle metabólico se torna mais estável com valores de A1c melhores e com menos episódios de hipoglicemia.
    • Você pode desfrutar no dia-a-dia de uma programação diária flexível com atividade física espontânea que não precisa ser planejada com horas de antecedência, mesmo quando o estresse e os horários de trabalho irregulares dificultam a rotina diária.
    • As pessoas podem comer o que gostam, o quando quiserem e o quanto quiser desde que respeitem as suas necessidades nutricionais individuais.
    • A troca do conjunto de infusão é a cada três dias, substitui as múltiplas injeções diárias com agulhas ou canetas proporcionando muito mais conforto.
    • Os padrões individuais de sono, como ir deitar-se cedo ou ir dormir mais tarde, ficam tão flexíveis quanto à vida das pessoas sem diabetes.
    • A terapia com SIC de insulina é utilizada de forma bem sucedida por crianças, adolescentes e mulheres grávidas ou mulheres que desejam engravidar.
    Em resumo, o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina é uma das maneiras para vencer os desafios do tratamento do diabetes dando mais flexibilidade ao seu dia-a-dia.

    Fechar
  • Quais são os pré-requisitos para o uso do SIC de Insulina em criança?
    Para que a terapia com SIC de Insulina seja indicada para seu filho, é necessário que tenha domínio na terapia intensiva com múltiplas injeções diárias, ou seja, esteja capacitado para avaliar freqüentemente a glicemia, saiba contar carboidratos e dosar a insulina necessária. Também é necessário saber quais os fatores que afetam a necessidade básica de insulina.

    Outra pré-condição é orientação intensiva de seu filho(a) para que ele(a) possa lidar com o SIC de Insulina. Finalmente, seu filho também precisa aceitar a terapia, e você tem que ter preparo suficiente para lhe dar apoio.

    Fechar
  • Qual a segurança de um SIC de Insulina?
    Se decidir por esta terapia, não significa que estará abrindo mão do controle da insulina de seu filho em favor de um "corpo estranho". Também não significa que precisará ficar com medo de que algo poderá dar errado se deixar seu filho a sós com o SIC de Insulina.

    Eis o que é necessário saber:

    • Um SIC de Insulina não tem vida própria.Só fará o que for programado. Há um abrangente sistema que garante total segurança com o uso deste produto;
    • É possível restringir os mecanismos operacionais, de tal forma que, seu filho(a) não poderá modificar a programação e nem aplicar maiores quantidades de insulina como por exemplo, bloqueando a taxa basal e limitando a quantidade máxima de bolus;
    • O SIC de Insulina "avisa", por meio de um sistema de alarmes e segurança, sobre possíveis problemas em tempo hábil. Por exemplo, se o cartucho de insulina estiver quase vazio, ou se a bateria estiver fraca;
    • Se desejar verificar se a quantidade de insulina e/ ou bateria é suficiente, raramente o alarme será acionado. Mesmo que seu filho(a) esteja longe, haverá tempo mais do que suficiente para que entrem em contato e tomem as medidas corretivas.
    Fechar
  • Que idade meu filho precisa ter para usar um SIC de Insulina?
    Não existe uma idade mínima para a indicação do SIC de Insulina. Atualmente os SIC de Insulina estão sendo usados com sucesso, mesmo em crianças bem pequenas. Essa terapia é possível para crianças se os pais estiverem aptos a prestar assistência contínua.

    A experiência tem demonstrado que jovens por volta dos 12 anos conseguem controlar, sozinhos, a terapia, se seus pais lhes derem apoio nessa tarefa. É preciso discutir com o médico se seu filho atende aos pré-requisitos para o SIC de Insulina.

    Fechar
  • Quero usar um SIC de insulina, como devo proceder?
    Se você tem interesse em ser usuário de SIC de insulina deve:

    • Informar-se o máximo sobre a terapia;
    • Conversar com seu médico e seus familiares sobre o assunto;
    • Pensar a respeito e até procurar outras pessoas que já utilizam esta terapia;
    • Após avaliar o assunto, converse com seu médico para que ele "prescreva" a terapia para você;
    • Entre em contato com a nossa central de relacionamento Accu-Chek Responde no 0800 77 20 126 informe seu interesse que, o mais breve possível um de nossos representantes entrará em contato.
    Fechar
  • Tem-se contra indicação por idade ou tipo de diabetes?
    Não existe idade limite, basta que o usuário esteja disposto a aprender e tenha algumas habilidades, ou algum responsável que o faça por ele. A indicação do uso de SIC de Insulina é para o portador de diabetes que use exclusivamente insulina em seu tratamento.

    Fechar
  • Tem-se que usar 24 horas o equipamento?
    Com o objetivo de "simular" a função pancreática e manter o indivíduo com insulina basal disponível durante 24 horas é necessário manter-se conectado ao mesmo. Mas, também é possível desconectar-se por até 2 horas quando for realizar algumas atividades que "aumentam" o gasto energético e consequentemente necessitam de menor oferta de insulina como durante a prática de exercícios físicos, banho, etc.

    Fechar

Lancetadores

Accu-Chek Multiclix

  • Accu-Chek® Multiclix contém látex?
    Não, o Accu-Chek® Multiclix não contém látex.

    Fechar
  • Como eu descarto de forma segura um tambor usado?
    O tambor pode ser simplesmente descartado no lixo doméstico. Visto que todas as lancetas estão seguramente escondidas no tambor, você não precisa mais recolocar as cápsulas de segurança.

    Favor observar: Se um tambor de lanceta contendo lancetas usadas cai sobre uma superfície dura (sozinho ou dentro do lancetador), as agulhas podem em casos raros, ficar expostas fora do tambor. Essas lancetas podem causar lesões. Portanto, tome muito cuidado para não tocar a frente de um tambor usado.

    Fechar
  • Como se preparar para coletar amostra de sangue?
    Lave suas mãos com água morna e sabão, e seque-as cuidadosamente. Isto irá melhorar a circulação e garantir um local de punção limpo.

    Fechar
  • E se eu estiver problemas para trocar para a próxima lanceta?
    1. Verifique o contador de lanceta para ver se há alguma barra branca visível. Se não houver barras visíveis, você está usando a última lanceta e o tambor deve ser trocado por novo tambor.
    2. Verifique se o lancetador já está armado. Uma nova lanceta apenas pode ser selecionada se o lancetador não estiver armado.
    Fechar
  • E se eu não conseguir tirar nada de sangue?
    Isso pode ser ocasionado por diversas razões:

    • A profundidade de penetração é muito rasa para sua pele.
      • Favor selecionar um nível de profundidade de penetração maior.
    • O lancetador deve ser pressionado firmemente contra a pele.
    • Verifique, se um tambor está inserido no lancetador.
    Fechar
  • E se o Accu-Chek® Multiclix não armar?
    Favor prosseguir da seguinte maneira:

    1. Verificar se o contador de lanceta está visível. Caso não esteja, gire o botão de armar até que o contador da lanceta fique visível.
    2. Verifique se a área amarela no botão de disparo transparente está visível. Neste caso, o lancetador já está armado e pronto para ser usado.
    Fechar
  • Eu posso reutilizar um tambor?
    Não, sem a manipulação isto não é possível. Ganchos de segurança previnem o reutilização acidental de um tambor usado. Um tambor usado é fácil de identificar através das tiras vermelhas.

    Fechar
  • Eu posso selecionar de novo uma lanceta usada antes?
    Não, por questões de segurança e higiene isto não é possível.

    Fechar
  • Eu posso trocar para a próxima lanceta enquanto o lancetador estiver armado?
    Não, o Accu-Chek® Multiclix está projetado de tal forma que uma nova lanceta não pode ser selecionada se o lancetador está armado.

    Entretanto, ao aplicar força você pode ser capaz de trocar para a nova lanceta com o lancetador já armado. Isto pode causar dano às peças internas do lancetador.

    Fechar
  • Eu posso usar uma lanceta mais de uma vez?
    Nós recomendamos muito o uso de uma lanceta nova e estéril a cada novo teste. Isto tem com fundamento razões higiênicas e ajuda a evitar infecção. Além disso, a ponta de uma nova agulha é afiada, com formato e incisão ideais e, portanto, garante um lancetar suave. Isso é diminuído com o uso múltiplo.

    Entretanto, uma lanceta pode ser usada mais de uma vez. Nunca use uma lanceta que foi usada por outra pessoa.

    Fechar
  • O Accu-Chek® Multiclix pode ser usado em locais alternativos de teste?
    Sim, ele pode ser usado em locais alternativos de teste (LAT) usando a ponteira LAT especialmente projetada.

    Fechar
  • O Accu-Chek® Multiclix pode ser usado em mais de uma pessoa?
    O Accu-Chek® Multiclix é indicado para o uso de apenas uma pessoa. Se alguma outra pessoa usa seu lancetador há um risco de infecção.

    Para evitar a contaminação, não usar em mais de um usuário.

    Fechar
  • O Accu-Chek® Multiclix pode ser usado para coletar sangue de animais domésticos?
    Não, o Accu-Chek® Multiclix não é projetado para uso em animais domésticos.

    Fechar
  • O que acontece se utilizadas lancetas vencidas?
    O uso de uma lanceta vencida (tambor) pode causar uma infecção no local da punção visto que a lanceta pode ter perdido sua esterilidade. Nós garantimos por 4 anos a esterilidade, portanto, você tem muito tempo para usar todas as suas lancetas.

    Fechar
  • O que eu devo fazer para aumentar a amostra de sangue?
    • Deixe correr água quente sobre suas mãos antes de realizar o teste para aumentar sua circulação sangüínea. Certifique-se de secar as mãos totalmente antes do teste.
    • Melhore a circulação sangüínea até os dedos aquecendo-os.
    • Abaixe as mãos abaixo do nível da cintura e massageie gentilmente o dedo selecionado antes de lancetar.
    • Pressione o lancetador firmemente contra seu dedo.
    • Se isso for insuficiente, aumente a profundidade de penetração do lancetador girando o seletor de profundidade um nível por vez.
    • Beba muito líquido
    Fechar
  • Onde eu posso comprar o Accu-Chek® Multiclix?
    O Accu-Chek® Multiclix e seus tambores estão disponíveis em qualquer farmácia, cirúrgica e outros varejistas. Para mais informações contatar o Accu-Chek Responde.

    Fechar
  • Qual é o modo correto de armazenar os tambores?
    Mantenha seus tambores limpos e proteja os mesmos de temperaturas extremas. Não os armazene em um carro quente ou no refrigerador. Sempre armazene o lancetador sem estar armado.

    Fechar
  • Qual é o modo correto de limpar o Accu-Chek®Multiclix e com que freqüência eu devo limpá-lo?
    Para manter seu lancetador em condições excelentes, limpe regularmente e esfregue qualquer resíduo de sangue imediatamente. Limpe seu lancetador apenas na parte externa. Siga um programa de limpeza semanal usando um pano umedecido com álcool 70% (disponível na farmácia/com seu farmacêutico).

    Além disso esfregue totalmente a parte interna da tampa usando um cotonete umedecido com álcool 70%.

    Deixe seu lancetador Accu-Chek®Multiclix secar totalmente.

    Nunca mergulhe o Accu-Chek® Multiclix na água, álcool ou qualquer outro líquido. Isto pode danificar as peças internas, prejudicando assim a operação do lancetador.

    Use apenas álcool 70% para limpar o lancetador. Outras substâncias usadas para limpeza podem danificar o plástico e impossibilitar o lancetador de funcionar corretamente.

    Não limpe o tambor do Accu-Chek® Multiclix.

    Fechar
  • Que outras lancetas são compatíveis para uso com Accu-Chek® Multiclix?
    Devido a seu mecanismo de tambor exclusivo apenas o tambor do Accu-Chek® Multiclix pode ser usado.

    Fechar
  • Que profundidade de punção eu devo usar?
    A profundidade de punção necessária depende do seguinte:

    • Sua pele
      • Quanto mais fina e delicada ela for, menor deverá ser o nível de profundidade.
    • Da amostra de sangue solicitada
      • Quanto mais sangue você precisar, maior o nível escolhido.
    A profundidade de penetração ideal é a combinação de ambos. Sempre comece com um nível baixo ao usar o lancetador pela primeira vez. Mude para um nível mais alto até que o volume de sangue esteja correto.

    Fechar

Sistema de Infusão Contínua (SIC)

Sistemas (monitor)

Accu-Chek Active

Accu-Chek Go

  • A limpeza é obrigatória no monitor Accu-Chek Go?
    Assim como com todos os monitores Accu-Chek, recomendamos a limpeza regular da guia da tira de teste e da área óptica de medição conforme descrito nas instruções de uso. Conforme mencionado anteriormente, a limpeza regular no setor profissional do mercado é até mais importante para reduzir o risco de contaminação cruzada.

    Fechar
  • As medições em LAT (Local Alternativo de Teste) ou de controle podem ser marcadas como tal?
    Para indicar o resultado de um evento especial, como o resultado de um LAT ou após exercício, deixe a tira de teste no monitor e pressione o botão S. Um asterisco aparece no canto inferior direito do visor. Se um teste de controle precisar ser sinalizado, pressionar novamente S. Depois que o asterisco for exibido fará com que o símbolo do frasco de controle apareça no canto inferior esquerdo do mostrador. O resultado será sinalizado na memória com o ícone do frasco de controle e não será incluído no cálculo da média.

    Fechar
  • Como a função alarme de teste funciona?
    Você pode usar a função alarme para configurar até 4 alarmes de teste por dia. No horário ajustado do alarme, o monitor acionará um bipe com duração de 20 segundos. O bipe do alarme não soará se o monitor for ligado na hora ajustada. Todos os alarmes saem da fábrica desligados. Cada alarme tem um horário padrão ajustado de fábrica:

    Alarme 1 (AL1): 8:00 (8:00 a.m.)
    Alarme 2 (AL2): 12:00 (12:00 p.m.)
    Alarme 3 (AL3): 18:00 (6:00 p.m.)
    Alarme 4 (AL4): 22:00 (10:00 p.m.)

    Fechar
  • Como funciona a faixa-alvo(valores de hipo e hiperglicemia)?
    O recurso da faixa-alvo permite a definição dos limites pessoais mínimo (hipoglicemia) e máximo (hiperglicemia). Essas faixas são definidas pelo médico.

    Existem 3 opções diferentes para definição dos limites:

    • Apenas um limite mínimo,
    • Apenas um limite máximo, ou
    • Ambos os limites
    Quando um resultado de teste está abaixo ou acima de um dos limites da faixa-alvo, um símbolo (!) piscando é exibido junto com o resultado. Se o tom de bipe estiver acionado (0n1), 3 bipes também serão ouvidos:

    • Bipes longos se o resultado do teste estiver abaixo do limite mínimo
    • Bipes curtos se o resultado do teste estiver acima do limite máximo
    O limite mínimo pode ser definido para um valor de 60 a 599 mg/dL. O limite máximo pode ser definido para um valor de 61 a 600 mg/dL.

    Se ambos os limites estiverem ativados, o limite máximo deve ser maior que o limite mínimo. O menor valor permitido para o limite máximo é o limite mínimo mais 1 mg/dL. O limite mínimo pode ser selecionado livremente. Se ele for maior do que o limite máximo já definido, o limite máximo será automaticamente definido para o menor valor possível.

    Fechar
  • Como funciona o recurso de validade da tira?
    As informações da data de validade da tira são salvas no chip de codificação e referem-se a todas as tiras no recipiente correspondente. Sempre que uma tira de teste vencida for usada o visor indicará a mensagem “exp”.Substitua a tira por uma nova (dentro do prazo de validade).

    Fechar
  • Como funciona o recurso para detecção de amostra insuficiente?
    Um terceiro LED dentro dá unidade óptica detecta se foi aplicado sangue suficiente. Se a amostra inicial de sangue aplicada à janela da tira de teste não for suficiente, o símbolo de gota de sangue continuará a piscar no visor do monitor. Você tem 15 segundos para completar a amostra com a 2ª gota de sangue.

    Fechar
  • Como interpretar os resultados no modo acústico?
    No modo acústico, sempre que seu monitor exibir um resultado após um teste de glicose sanguínea, ele também avisa o resultado com uma série de bipes. O resultado não é tratado como uma entidade, mas é dividido em dígitos individuais.

    Exemplos:

    O resultado 138 mg/dL é mostrado como 1 – 3 – 8.

    Cada dígito é representado pelo número correspondente de bipes; por exemplo, 4 bipes para o número quatro ( – – – – ). O zero é representado por um bipe longo ( — ). Assim que o monitor exibe o resultado, dois bipes curtos significam que ele também está prestes a avisar acusticamente o resultado dos monitores ( - - ) mg/dL.

    Exemplo:

    O resultado 72 mg/dL é avisado como segue: 1 bipe longo (para 0 centenas) – pausa – 7 bipes – pausa – 2 bipes

    Exemplo:

    O resultado 13,8 mg/dL é avisado como segue: 1 bipe – pausa – 3 bipes – pausa – 1 bipe muito curto (para decimal) – pausa–8 bipes ( – – – – · – – – – – – – – ).

    O anúncio do resultado é repetido duas vezes.

    Novamente, dois bipes curtos precedem cada repetição.

    Os resultados inferiores a 10 mg/dL e forem exibidos como Lo são anunciados acusticamente como 0 – 0 – 0 e 0 – 0 – ponto decimal– 0, respectivamente.
    Os resultados superiores a 600 mg/dL e forem exibidos como Hi são anunciados acusticamente como 9 – 9 – 9 e 9 – 9 – ponto decimal– 9, respectivamente.

    Fechar
  • Como o usuário acessa o modo de ajuste?
    O monitor Accu-Chek Go apresenta 2 maneiras de ajuste: rápido e padrão.

    O ajuste padrão é recomendado ao ajustar o monitor pela primeira vez, pois ele orienta o usuário através de todos os ajustes disponíveis. O modo Ajuste rápido é conveniente quando o usuário precisa trocar um ajuste rapidamente sem passar por toda a seqüência de configuração.

    No modo Ajuste padrão, pressione o botão brevemente (por menos de 3 segundos) e, em seguida, pressione o botão novamente, mantendo-o pressionado por pelo menos 3 segundos. Isso o levará ao modo de ajuste de hora e data, formato de hora e data.

    No modo de Ajuste rápido, pressione o botão por mais de 3 segundos. Isso o levará ao modo F1 (formato de hora e data/hora/ajuste de data), pressione o botão novamente e escolha os outros modos: F2, F3 ou F4 para ajuste.

    Fechar
  • Como o usuário sai do modo de ajuste?
    O símbolo ‘End’ aparecerá no final de cada modo de ajuste. Ao pressionar o botão brevemente, o monitor desligará.

    Fechar
  • É possível apagar os resultados da memória?
    Você pode apagar o resultado mais recente (e somente este) da memória. Este recurso é útil, por exemplo, se você obter um resultado improvável. Somente o resultado é apagado, as informações de hora e data são mantidas como um lembrete e o local da memória permanece ocupado.

    • Com o monitor desligado, pressione e mantenha pressionados ao mesmo tempo os botões (por mais de 3 segundos) até que a indicação ‘CLR’ seja exibida.
    • Pressione e mantenha pressionados os botões ao mesmo tempo novamente (por mais de 3 segundos) até que uma nova tela seja exibida. O resultado mais recente é exibido junto com a hora e a data; o resultado pisca no visor.
    • Pressione e mantenha pressionados os botões novamente ao mesmo tempo (por mais de 5 segundos) até que uma nova tela seja exibida. O resultado é apagado da memória e três barras horizontais aparecem no monitor.
    • A hora e a data deste resultado são mantidas.
    • Pressione o botão para desligar o monitor.
    Fechar
  • É possível desativar o tom de bipe, a faixa-alvo ou o alarme?
    Sim. Isso pode ser feito facilmente usando o modo de Ajuste rápido e selecionar F2, F3 ou F4 sequencialmente. Consulte o manual do produto para saber os detalhes.

    Fechar
  • É possível uma nova dosagem caso a primeira tentativa de obter sangue suficiente não tenha sido bem-sucedida?
    Sim, uma nova dosagem (2ª gota) é possível em um intervalo de 15 segundos após a aplicação da primeira gota de sangue.

    Fechar
  • O alarme de teste pode ser cancelado para uma reunião?
    Sim. Basta ir para F4 do modo de Ajuste rápido e pressionar o botão S para ligar ou desligar o alarme. Pressione o botão para salvar o ajuste.

    Fechar
  • O cliente também pode retirar a tira manualmente?
    Sim, mas aconselhamos a usar sempre o ejetor de tira de teste para não ter contato com as tiras de teste usadas.

    Fechar
  • O modo acústico pode ser usado para deficientes visuais?
    Sim, o Modo acústico é ideal para pessoas com deficiência visual para que elas possam estar mais envolvidas no controle do seu diabetes.

    Entretanto, elas só devem utilizar o modo acústico com a ajuda de uma pessoa que enxerga.

    Quando o modo acústico é acionado, o monitor orienta você durante o processo do teste usando os tons de bipes; ele também avisa o resultado do teste como uma série de bipes. Os monitor soa bipes adicionalmente sempre que os símbolos da bateria, termômetro, exp ou uma mensagem de erro for exibida.

    Deficientes visuais:

    • Precisam de uma pessoa que enxerga para instruí-las no uso do monitor e auxiliá-las com todos os aspectos da operação
    • Não devem testar a glicemia sem o auxílio de uma pessoa que enxerga até estarem totalmente seguras e conhecerem as funções do monitor
    Os resultados são representados conforme o tom do bipe e como distinguir resultados de outros tons de bipes são importantes para reconhecer o resultado de maneira confiável.

    De dezembro de 2004 a janeiro de 2005, uma avaliação do usuário para testar o modo acústico foi realizada em 31 voluntários com deficiência visual parcial. Durante o teste, 95 % de todos os resultados medidos acusticamente da saída foram corretamente reconhecidos pelos voluntários.

    Embora haja um risco de 5% de que os indivíduos não consigam reconhecer o bipe corretamente, a dependência total do modo acústico para distribuir os resultado não é para todos. O modo acústico não é adequado para pessoas com determinadas pré-condições médicas (por exemplo, com capacidade de audição ou poder de concentração afetados).

    Fechar
  • O monitor Accu-Chek Go pode ser usado em recém-nascidos?
    O sistema Accu-Chek Go não é aprovado para amostras neonatal.

    Fechar
  • O monitor Accu-Chek Go tem a mesma precisão e exatidão que os outros monitores Accu-Chek?
    O sistema Accu-Chek Go é um dos mais precisos e exatos no mundo. Para obter mais detalhes sobre precisão e exatidão do sistema Accu-Chek Go, consulte o capítulo ‘Desempenho/Avaliação do sistema’ neste manual.

    Fechar
  • O monitor perde sua memória ou o ajuste de hora e data quando a bateria é trocada?
    Os resultados armazenados são mantidos no monitor o tempo todo e não podem ser perdidos, mesmos quando a bateria é trocada.

    Os ajustes de hora e data só permanecem salvos enquanto:

    • A troca da bateria não demorar mais de um minuto,
    • Nenhum dos botões for pressionado antes da bateria ser inserida,
    • Uma tira de teste não for inserida na guia da tira de teste sem a bateria inserida,
    • A bateria é inserida voltada para cima, ou seja, com o símbolo + voltado para cima.
    Se algumas das condições acima não forem atendidas durante a troca da bateria, o ajuste de data e hora será perdido e deverá ser ajustado novamente.

    Os resultados armazenados em data e hora não podem ser usados para cálculo da média. Isso seria problemático quando os resultados são analisados usando um software de gerenciamento do diabetes.

    Fechar
  • O que acontece quando o sangue é aplicado antes de aparecer o símbolo da tira de teste e da gota de sangue no visor?
    O monitor pode fornecer uma leitura incorreta ou o código “E-4” pode ser exibido. Quando “E-4” é exibido, ejete a tira de teste e repita o teste com uma nova tira.

    Fechar
  • O que acontece se o cliente não substituir o chip de código?
    Os chips de código de outras embalagens de tira de teste contêm as informações incorretas para as novas tiras. Os resultados do teste podem ser incorretos.

    Fechar
  • Quais as novidades sobre as tiras de teste do Accu-Chek Go?
    O frasco de tira de teste do Accu-Chek Go apresenta uma tampa do tipo “flip-flap” com o logotipo Accu-Chek gravado.

    Uma dobradiça acopla a tampa ao tubo para que a tampa nunca seja perdida. Isso ajuda a ter certeza de que o recipiente foi fechado de maneira correta e rápida. Um dessecante está localizado na tampa. Isso ajuda a garantir a estabilidade da tira de teste e proteção dos fatores ambientais.

    O recipiente também é menor – tornando o transporte mais cômodo para os clientes.

    O chip de código é armazenado afastado na parte de baixo do recipiente. Isso torna muito mais conveniente de localizar e com menos probabilidade de colocá-lo no local errado.

    A tira de teste Accu-Chek Go vem em um frasco vedado inviolável para melhor segurança.

    Fechar
  • Qual a diferença entre o tom de bipe e o modo acústico?
    Este ajuste permite ligar e desligar o tom de bipe e ativar o modo acústico.

    Quando o tom de bipe é acionado (On1), você ouve um bipe durante o teste quando:

    • O monitor está pronto para o teste e você pode deixar solução de controle ou o sangue retirado da tira de teste.
    • A tira de teste contém solução controle ou sangue suficiente e o teste foi iniciado.
    • O resultado é exibido.
    • O monitor exibe uma mensagem de erro.
    • O monitor desligou automaticamente após um teste e a tira de teste ainda está na guia de tira de teste.
    Quando o modo acústico é acionado (On2), o monitor avisa isso quando:

    • Ele foi ligado com uma tira de teste ou pressionando o botão.
    • O botão S é pressionado para analisar os resultados na memória.
    • Os ajustes do tom de bipe e do modo acústico podem ser feitos em F2 no modo Ajuste rápido e é o quarto ajuste no modo Ajuste padrão.
    • O usuário estiver saindo da memória ou das telas de média para ir diretamente para o teste de glicemia inserindo uma tira de teste.
    O monitor emite um padrão de 6 bipes: 1 bipe – pausa – 2 bipes – pausa- 3 bipes (- -- ---).

    Quando o modo acústico é acionado, o monitor orienta você durante o teste usando os tons de bipes conforme descrito anteriormente; ele também avisa o resultado como uma série de bipes. O monitor também emite bipes em horários diferentes quando um teste está em andamento: por exemplo, quando você inserir determinados ajustes em uma configuração ou estiver navegando dentro da memória.

    Fechar
  • Qual o prazo de validade da tira de teste?
    A data de validade padrão é 18 meses a partir da data da fabricação, e independe da data de abertura do frasco.

    Fechar
  • Quanto tempo dura a bateria?
    Dura aproximadamente 1.000 testes ou um ano, presumindo que são feitas 3 medições por dia.

    Fechar
  • Que áreas LAT (Local Alternativo de Teste) o sistema pode testar?
    O sistema funcionará em 5 áreas LAT (Local Alternativo de Teste): palma da mão (na base do polegar, na base do dedo mindinho/mínimo), antebraço, braço, coxa ou panturrilha.

    Para testes em locais alternativos consulte seu médico.

    Fechar
  • Que tipo de dessecante usamos no frasco?
    O dessecante na tampa do frasco é um agente de secagem não tóxico a base de silicato.

    Fechar

Accu-Chek Performa

  • A maltose interfere na tira de teste Accu-Chek® Performa?
    Altos níveis de maltose no sangue podem gerar resultados de teste falsamente altos. Os níveis de maltose no sangue podem ser elevados em um paciente:

    • Submetido à diálise peritoneal com soluções que contenham icodextrina (por exemplo, EXTRANEAL®), pois a icodextrina é metabolizada em maltose.
    • Tratado com determinados tipos de imunoglobulina IV que contêm maltose (por exemplo, OCTAGAM® ou Gamimune®).
    • Que recebem soluções IV que contêm maltose como substituto da glicose ou como mecanismo de hidratação. Os pacientes submetidos a essas terapias não devem utilizar o monitor Accu-Chek® Performa para testar seu nível de glicemia na vigência da terapia – e devem discutir opções alternativas de testes com seu médico.
    Fechar
  • Além da ponta do dedo e da palma da mão (2 locais), de que outros locais o sistema Accu-Chek® Performa pode testar amostras?
    O sistema Accu-Chek® Performa poderá testar amostras de sangue obtidas de 4 locais alternativos (denominados LAT - Locais Alternativos para Testes): antebraço, braço, coxa ou panturrilha.

    Fechar
  • Apesar de o sistema Accu-Chek® Performa ser projetado para rejeitar tira de teste com prazo de validade vencido, os pacientes conseguem burlar o sistema e utilizar uma tira com prazo de validade vencido?
    Isso é tecnicamente possível, mas altamente improvável.

    Apenas para uso interno:

    Se os usuários estabeleceram a data antes da data atual, ou se utilizaram um novo chip de código (dentro da data de validade) com as tiras de teste vencidas, o monitor poderá aceitar as tiras de teste com prazo de validade vencido

    Porém, isto é possível apenas após a falha do relógio em tempo real (RTC) que ocorre apenas se os usuários removerem a bateria do monitor ou se deixarem uma bateria descarregada no monitor por mais de 72 horas. A menos que haja uma falha no RTC, o monitor utiliza o RTC – e não o relógio do visor do monitor - para detectar (e rejeitar) as tiras de teste com prazo de validade vencido.

    Fechar
  • Como a Roche Diagnostics determinou o formato da tira de teste?
    Com base em uma pesquisa de mercado que comparou diferentes formatos e tamanhos de tira de teste, os usuários consideraram o formato final ideal. Os consumidores acharam mais fácil realizar o teste em local alternativo com a tira final.

    Fechar
  • Como a tecnologia do sistema Accu-Chek® Performa difere dos outros monitores de glicemia Accu-Chek®?
    O sistema Accu-Chek® Performa realiza uma série de autochecagens superiores a qualquer outro sistema. Isso é possível pela combinação do poder das tecnologias do sistema de teste (monitor), do chip de código e das tiras de teste com 6 eletrodos de ouro para realizar amplas checagens de qualidade durante cada teste. Isso inclui:

    • Checagem da amostra
      • Verifica se é aplicada uma quantidade correta de sangue
      • Mostra ao usuário se há necessidade de aplicar mais amostra
      • Permite aplicação de 2ª gota dentro de 5 segundos
      • Detecta se a amostra é sangue ou solução controle Accu-Chek® Performa
    • Checagem da tira
      • Verifica tira de teste e reagente quanto a possíveis danos
      • Exposição a uma umidade elevada
      • Danos nos eletrodos da tira
    O sistema foi projetado para compensar a umidade ou a temperatura, ou para gerar uma mensagem de erro, se não for possível efetuar a compensação

    • Checagem do sistema
    • Verifica variações
      • De hematócrito
      • Da umidade
      • Da temperatura
    Essas verificações iniciam ao ligar o monitor e são concluídas quando o resultado de glicemia é apresentado.

     

    Fechar
  • Como entrar no modo de configuração?
    Ao ligar o monitor, o símbolo de tira pisca no visor. Pressione e segure o botão liga/desliga por, aproximadamente, quatro segundos, até piscar a palavra set-up e a hora no visor.

    Fechar
  • Como funciona o recurso de detecção de 2ª gota de sangue?
    Se a amostra de sangue inicial aplicada na área de coleta da tira de teste for insuficiente, o símbolo de gota de sangue continuará piscando no monitor. Se não for aplicada uma quantidade de sangue suficiente em 5 segundos, aparecerá o símbolo E-4 no visor e o símbolo de gota de sangue piscará.

    Fechar
  • Como funcionam os alarmes programáveis para realização de teste?
    Você pode configurar até 4 alarmes programáveis por dia, com intervalos de 15 minutos. No(s) horário(s) pré-estabelecido(s), vários alarmes soam a cada 2 minutos, até 3 vezes.

    O alarme não soará se o monitor estiver ligado no horário estabelecido, ou se você realizar um teste até 30 minutos antes do horário estabelecido. Se o monitor for ligado durante o disparo, este não soará.

    Fechar
  • Como o monitor determina se o teste de controle está dentro da faixa?
    Os dados da faixa de controle são armazenados no chip de código, e estão impressos no frasco de tiras teste.

    Fechar
  • Como posso realizar o teste de controle com o novo recurso de identificação de solução controle automática?
    O monitor Accu-Chek® Performa reconhece automaticamente as soluções controle Accu-Chek® Performa, de tal forma que ficou ainda mais fácil realizar o teste de controle.
    Primeiro, limpe a ponta do frasco de controle com um pano limpo ou uma gaze. Então, coloque o monitor em uma superfície plana, insira a tira de teste e aperte o frasco para colocar uma gota da solução controle sobre a área de coleta da tira.

    O resultado aparece com o símbolo L-piscando. Pressione o botão seta para direita uma vez, para marcar o resultado como controle de Nível 1 ou duas vezes para marcar controle de Nível 2.

    Pressione o botão liga/desliga para confirmar o nível no monitor. Se o resultado estiver dentro da faixa, o resultado do controle e OK alternam no visor.

    Fechar
  • Como posso sair do modo de configuração?
    Aperte e segure o botão liga/desliga até aparecer o símbolo de tira de teste piscando.

    Fechar
  • É possível obter resultado de teste incorreto?
    Sim. Apesar do sistema Accu-Chek® Performa estar em conformidade com altos padrões de precisão clínica como os outros sistemas Accu-Chek®, nenhum sistema de monitorização de glicemia é 100% exato.

    Fechar
  • É possível visualizar os erros armazenados na memória?
    Depois de solucionar o problema de um monitor, talvez seja necessário rever os erros. Para visualizar os 10 últimos erros armazenados na memória:

    1. Aperte o botão seta para esquerda ou botão seta para direita para iniciar no modo de memória.
    2. Aperte e segure os botões seta para esquerda e direita por, aproximadamente, 4 segundos. O código do erro mais recente é exibido no visor.
    3. O sistema de rolagem na memória permite visualizar os 10 erros mais recentes.
    Estas informações não constam no Manual do Proprietário.

    Fechar
  • Esclareça qual o princípio de teste utilizado pelo sistema Accu-Chek® Performa e o motivo.
    O sistema Accu-Chek® Performa utiliza o princípio de teste eletroquímico (amperométrico), em vez do princípio fotométrico utilizado no sistema Accu-Chek® Active e no sistema Accu-Chek® Go. Os biossensores eletroquímicos (amperométrico) como aqueles do sistema Accu-Chek® Performa fornecem altos níveis de sensibilidade e especificidade.

    Em um princípio de teste eletroquímico (amperométrico), a glicose desidrogenase reage enzimaticamente com a glicose presente na amostra, o que ocasiona a liberação de um elétron, o qual, por sua vez, reage com o mediador. O mediador modificado é subseqüentemente convertido de forma eletroquímica em seu estado inicial sobre a aplicação de uma diferença de voltagem entre os eletrodos, resultando em uma corrente elétrica pequena que é detectada pelo sistema.

    Fechar
  • O que acontece se o resultado do controle estiver fora da faixa?
    O símbolo "Err" e o resultado do controle alternarão no visor.

    Fechar
  • O que há de novo na tecnologia da tira de teste Accu-Chek® Performa?
    A tira de teste Accu-Chek® Performa possui 6 eletrodos de ouro que atuam em conjunto com o restante do sistema para realizar amplas checagens de qualidade.

    Fechar
  • O que há de novo no frasco de tiras de teste?
    O frasco de tiras de teste Accu-Chek® Performa oferece várias vantagens importantes em relação aos formatos anteriores:

    • Tampa flip:
      • Facilita a abertura do tubo.
      • Ajuda a garantir um fechamento adequado para proteger as tiras de teste da exposição ambiental.
    • O menor formato torna-o mais conveniente para ser transportado.
    Fechar
  • O sistema Accu-Chek® Performa tem aprovação de uso em ambiente clínico como, por exemplo, hospitais?
    Sim. Como o sistema Accu-Chek® Performa é capaz de testar amostras de sangue capilar, venoso, arterial e neonatal, é adequado para uso em ambientes clínicos e hospitalares.

    Fechar
  • Os valores de teste de controle ficam gravados na memória do monitor?
    Os valores de teste de controle não ficam gravados na memória do monitor. Em vez disso, o monitor os armazena na memória capaz de transferir dados, de modo que você possa visualizá-los com o software de suporte.

    Fechar
  • Por que é preciso limpar o frasco de solução controle?
    O sistema diferencia a solução controle do sangue, pois os controles possuem uma maior concentração salina. No entanto, se a solução controle evaporar ou se concentrar na ponta do frasco, o monitor pode apresentar um erro de leitura do controle.

    Fechar
  • Por que o meu relógio não mantém a hora certa?
    Alguns países compartilham configurações do monitor com outros países, possuem vários fusos horários nacionais e/ou alteram o(s) horário(s) semestralmente. Portanto, a fabricação não consegue configurar o horário correto para cada país.

    O sistema deve direcioná-lo para confirmar a hora e a data, na primeira vez que liga o aparelho, e o horário padrão deve estar entre 1-2 horas de seu horário correto.

    Fechar
  • Por que o sistema Accu-Chek® Performa ainda utiliza um chip de código?
    A Roche Diagnostics manteve o chip de código por 4 motivos:

    1. Pode fornecer atualizações de recursos (como, por exemplo, tempos de teste mais rápidos e menores tamanhos de amostra).
    2. Foi projetado para evitar o uso de tira de teste com prazo de validade vencido.
    3. Pode garantir resultados mais exatos, reduzindo a variabilidade inerente em todas as tiras de teste.
    4. Fácil de usar. Diferentemente de outros sistemas, que exigem que você faça a rolagem de vários números para codificar o monitor manualmente com o chip de código do sistema Accu-Chek® Performa o código simplesmente aparece.
    Fechar
  • Por que o teste começa, mesmo quando ainda é possível visualizar amarelo na janela capilar?
    Assim que for colocada uma amostra de sangue suficiente na tira, este é automaticamente detectado pelo sistema e o teste tem início, mesmo que ainda seja possível visualizar amarelo na janela. Você só precisa aplicar mais sangue, se o símbolo de gota de sangue continuar piscando no visor.

    Fechar
  • Posso aplicar mais amostra na tira de teste?
    Sim. Você pode adicionar sangue à tira de teste, até 5 segundos após a aplicação da primeira gota.

    Fechar
  • Posso desativar os alarmes para realização de teste por causa de uma reunião ou outra necessidade?
    Sim. Apenas desative o alarme sonoro no modo de configuração.

    Fechar
  • Posso usar uma tira de teste com prazo de validade vencido?
    Para sua segurança, o sistema Accu-Chek® Performa foi projetado para evitar desvios dos resultados causados por tira de teste com prazo de validade vencido.

    Nos 30 dias que antecedem o vencimento do chip de código, o monitor continuará apresentando o resultado com o aviso “code exp” vencimento do prazo de validade do código na parte inferior do visor.

    Após o vencimento do prazo de validade do chip de código, o monitor indica o erro E-5 e a frase code exp pisca.

    Fechar
  • Posso usar uma tira de teste de outro sistema Accu-Chek® no monitor Accu-Chek® Performa?
    Não. Os monitores Accu-Chek® Performa foram projetados para uso exclusivo com as tiras de teste Accu-Chek® Performa.

    Fechar
  • Posso utilizar o chip de código de outros monitores da Accu-Chek® no monitor Accu-Chek® Performa?
    Não. Apesar de poder inserir o chip de código de outro monitor no monitor Accu-Chek® Performa, você visualizará o erro E-2 e o código piscando.

    Fechar
  • Quais outras substâncias interferem na tira de teste Accu-Chek® Performa?
    Apenas 3 outras substâncias no sangue (galactose, xilose e lipídios) são capazes de interferir na tira de teste Accu-Chek® Performa. Nenhum outro sistema de ponta possui menor nível de interferência com substâncias.

    Pacientes submetidos ao teste de tolerância à xilose (absorção de D-xilose) não devem utilizar o monitor Accu-Chek® Performa para testar o nível de glicemia no sangue até 24 horas após a realização do teste – e devem discutir opções alternativas de teste com seu médico.

    Algumas substâncias interferentes que afetaram o sistema Accu-Chek® Advantage não são mais uma questão de preocupação (por exemplo, bilirrubina, ácido ascórbico e acetaminofeno).

    Fechar
  • Qual a química que a tira de teste Accu-Chek® Performa utiliza?
    A tira de teste utiliza a química da glicose desidrogenase que evita a interferência do oxigênio nos resultados de teste.

    Fechar
  • Qual é o recurso de recuperação do relógio?
    A bateria interna adicional mantém o relógio, quando a bateria principal é removida. Você pode deixar a bateria fora do monitor por até 72 horas e, ainda assim, a hora e a data serão mantidas. Ao substituir a bateria dentro deste período de tempo, o monitor pedirá para verificar a hora e a data, na próxima vez em que o aparelho for ligado. Ao substituir a bateria principal, a bateria interna é automaticamente recarregada. Se não substituir a bateria dentro de 72 horas, o monitor manterá a hora e a data armazenadas imediatamente antes de acabar a bateria interna.

    Fechar
  • Qual o prazo de validade da tira de teste?
    Prazo de validade de 18 meses, contados a partir da data de fabricação.

    Fechar

Pump quizVocê está pronto para o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina?

Faça um teste para saber se o tratamento com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina é o melhor para você.

 Livro de Receitas Accu-Chek

Mais prazer em suas refeições, inclusive na hora da sobremesa.

Revista de Bem com a Vida

Encontre aqui matérias sobre o Diabetes, dicas e muito mais para aprender a viver melhor e se divertir com uma boa leitura. Esperamos que você goste! Saiba mais.

Esse site contém informações sobre produtos destinados a um público amplo e pode conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas neste país. Nós não nos responsabilizamos pelo acesso a tais informações, que podem não estar de acordo com a legislação, resoluções regulatórias, registros ou uso neste país.