Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Dicas na hora de fazer compras para pessoas com diabetes



Como uma pessoa com diabetes, pode ser difícil encontrar o equilíbrio quando o assunto é comida. Uma das perguntas que costumamos nos fazer é: O que posso comer?

Essa pergunta geralmente é respondida com frases genéricas do tipo “tenha uma alimentação mais saudável” e “inclua frutas e vegetais na sua dieta”.

Embora as pessoas com diabetes tenham inúmeras opções na hora de elaborar um plano nutricional que funcione, pode ser difícil fazer compras no supermercado. Neste artigo, abordarei 7 maneiras de facilitar a compra de alimentos.

Essas dicas permitirão escolhas mais saudáveis e a compra de alimentos que atendem às suas necessidades. Você aprenderá sobre a importância de ler os rótulos, bem como sobre algumas substituições que podem ser feitas para facilitar sua rotina.
Quer você tenha diabetes tipo 1 ou tipo 2, este artigo tornará as suas compras bem menos cansativas.

1. Faça uma lista
Antes de sair para fazer compras no supermercado, veja o que tem na geladeira, no freezer e na despensa. Faça uma lista das coisas que precisa e compre apenas os itens necessários para evitar o desperdício de alimentos.

Fazer uma lista de compras pode economizar tempo e dinheiro. Caso não queira passar muito tempo no supermercado, a lista o ajudará a se concentrar apenas nos itens necessários. Se está preocupado com as compras por impulso, sua lista é o seu guia e esse recurso o ajudará a não se desviar.

Desta forma, durante as compras, seja honesto sobre as refeições que gostaria de fazer, incluindo alguns de seus alimentos favoritos. Está com vontade de comer aquela massa do seu restaurante italiano favorito, mas está preocupado com a quantidade de carboidratos? Pesquise receitas semelhantes, incluindo opções de massas com baixo teor de carboidratos, e coloque-as em sua lista de compras. Fazer compras no supermercado é mais divertido quando você tem como objetivo recriar um de seus pratos favoritos.

2. Comece pelos corredores externos
Normalmente, os produtos frescos estão localizados nos corredores externos, principalmente nos que ficam perto da entrada. Ao longo dos outros corredores externos, você encontrará carnes, frutos do mar e laticínios. No centro, é mais provável que você encontre alimentos processados.

3. Preste atenção aos rótulos dos alimentos
Aprender a ler o rótulo é uma das habilidades mais importantes para pessoas com diabetes. Ajuda você a se tornar um consumidor informado porque você aprende a identificar quais alimentos são realmente saudáveis, conforme alega o fabricante. Por exemplo, um produto com baixo teor de gordura pode, na verdade, ter mais carboidratos em comparação com a versão normal. Ao ler o rótulo de um alimento, preste atenção no tamanho das porções, na % do valor diário, na ordem dos ingredientes, bem como nas calorias, carboidratos, gordura, proteína, fibra e sódio. Para mais informações sobre como ler rótulos, clique aqui.¹

4. Compre os alimentos da época (se possível)
Você já percebeu que os morangos ou os tomates colhidos na época são mais saborosos (e mais baratos) do que os comprados em outro período do ano? Comprar produtos sazonais é uma maneira econômica de obter o melhor sabor de cada fruta e vegetal. Os produtos sazonais também são mais nutritivos do que quando são colhidos fora de época.

5. Não está na época? Opte pela versão congelada ou enlatada
Mas e se você realmente gostar de morangos e tomates em todas as épocas do ano? Você pode comprá-los congelados ou enlatados. Frutas e vegetais congelados são colhidos e congelados quando estão mais maduros. Os enlatados também são colhidos e enlatados no pico de frescor. Nesses casos, o produto retém seu valor nutricional. Outro benefício de comprar produtos congelados ou enlatados é a economia. Os supermercados geralmente colocam esses itens em promoção e, ao contrário dos produtos frescos, eles não estragam rápido.

6. Não tenha medo de escolher as marcas próprias
Não há necessidade de gastar mais para comprar itens de marcas conhecidas. Marcas genéricas ou próprias podem ser tão boas quanto as marcas famosas e custam menos.² Os produtos de marca própria seguem os mesmos critérios de processamento e qualidade que os demais.

7. Verifique os horários especiais durante a pandemia
Se você está preocupado com as compras devido ao coronavírus, veja as dicas abaixo para manter a segurança durante a pandemia. Como uma pessoa com diabetes, recomendo ir durante os horários designados para populações de alto risco, quando é possível que o supermercado esteja mais vazio, bem como optar pela retirada ou entrega.

É hora de ir às compras!

Precisa de algumas ideias sobre o que comprar? Confira esta lista de compras com opções balanceadas para começar a desenvolver hábitos saudáveis hoje.³

Para mim, fazer compras é uma das formas de me manter inspirada e criativa na cozinha, o que me ajuda a controlar meu diabetes. É também uma oportunidade de encontrar ingredientes alternativos ou formas de facilitar o preparo dos alimentos, como encontrar arroz integral de rápido cozimento, uma alternativa mais saudável ao arroz branco, massas com baixo teor de carboidratos ou à base de trigo integral, e opções sustentáveis de frutos do mar ou aves.

Se você se preocupa com a sua próxima ida ao mercado, saiba que seus sentimentos são legítimos. Seguir um plano pode ajudá-lo a se sentir menos confuso com a quantidade de opções oferecidas na loja e permitir que assuma o controle de suas próprias escolhas alimentares.

Todas as informações neste artigo são baseadas nas seguintes fontes:
1. Beyond Type 2, 2020. How to Read a Food Label. [webpage] Disponível em: https://beyondtype2.org/how-to-read-a-food-label/ [Acessado em: 26/01/21]
2. United States Department of Agriculture, 2015. Eat Right When Money’s Tight. [webpage] Disponível em: https://snaped.fns.usda.gov/snap/EatRightWhenMoney%27sTight.pdf [Acessado em: 26/01/21]
3. Beyond Type 2, 2020. Clean Eating Grocery List. [webpage] Disponível em: https://beyondtype2.org/clean-eating-grocery-list/ [Acessado em: 26/01/21]


O site mySugr não fornece aconselhamento médico ou jurídico. Os artigos do blog mySugr não são artigos científicos e possuem fins informativos apenas.
As informações médicas ou nutricionais constantes no site mySugr não se destinam a substituir o aconselhamento, o diagnóstico ou o tratamento médico profissional. Sempre consulte um médico ou profissional de saúde caso tenha alguma dúvida sobre uma condição médica.


T’ara Smith
T’ara é blogueira de saúde e bem-estar, defensora dos direitos de pessoas com diabetes e educadora nutricional. T’ara foi diagnosticada erroneamente com diabetes tipo 2 em 2017 e diagnosticada novamente com diabetes LADA em 2020. Ela adora cozinhar com ingredientes frescos e positividade corporal. Também defende mulheres negras no espaço da saúde e bem-estar. Gosta de contar a sua história em seu blog, T’ara Talks Food. T’ara também é gerente de projeto sênior da Beyond Type 2, plataforma da organização global sem fins lucrativos, Beyond Type 1, onde pessoas com diabetes podem encontrar recursos práticos para viver vidas saudáveis e incríveis com a condição, sem constrangimento ou estigma, além de encontrar uma comunidade com outras pessoas com a doença.

Compartilhar

Arquivado em: