Accu-Chek®

Tamanho do texto: Diminuir Aumentar

Bem-vindoLogin | Criar conta

Por favor, registre-se como usuário

Esqueceu sua senha?

Compartilhar Enviar por e-mail Imprimir

Escolha uma opção de compartilhamento:

Fechar X

Enviar esta página por e-mail

Todos os campos devem ser preenchidos.

Dica: para enviar para mútliplos endereços de e-mail, separe cada endereço de e-mail com uma vírgula.

Tratamento com Bomba de Insulina

Os tratamentos para as pessoas com diabetes são individualizados, ou seja, se o medicamento recomendado for bem adaptado para um pode ser que para outro indivíduo não tenha o mesmo resultado.

Existem casos de pessoas com diabetes tipo 2 que conseguem fazer o controle da glicemia por meio da alimentação balanceada e com a prática de exercícios físicos. Outros casos já pedem a medicação para a manutenção da glicemia sob controle. Quem vai determinar o tipo de medicamento é o médico. Já a dieta e os exercícios físicos pedem acompanhamentos de nutricionistas e educadores físicos.

É importante salientar que os medicamentos não curam o diabetes, mas permitem a manutenção da glicemia dentro dos valores esperados. Eles agem por um período de tempo, a cada vez que os comprimidos são ingeridos ou a insulina é aplicada.

Segundo a Drª. Mariana V. Pereira Porciuncula, Médica Endocrinologista, “para avaliar o paciente, pedimos exames de sangue importantes para diagnosticar precisamente o tipo de diabetes e qual o melhor medicamento”.

Conheça o Accu-Chek Combo.

Depoimentos em vídeo: Tratamentos com bomba de insulina.

Treinamento online do Sistema Accu-Chek Combo.

Obstinação para a conquista do tratamento de sucesso

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.
Mahatma Gandhi

Para se conseguir tudo na vida, as pessoas precisam aliar força, vontade e dedicação na conquista dos objetivos. Quando atingimos o que queremos, temos nosso reconhecimento e o das pessoas que nos cercam. Esta característica faz com que possamos progredir com o conhecimento adquirido e renovar nossos sonhos sempre para que novas vitórias sejam alcançadas. Isso nos torna motivados e esperançosos para dar continuidade a nossa jornada.

Quando a pessoa é diagnosticada com diabetes, as transformações são imediatas, pois para conseguir ter uma boa saúde aliada à qualidade de vida, a mudança de hábitos é primordial e uma delas é a inserção da atividade física em nossas vidas.

Desde quando nascemos há movimento em tudo que é próprio na vida. A saúde é um dos grandes exemplos do movimento em busca constante do equilíbrio e transformação. Temos de descobrir o quanto o movimento é necessário para que possamos envelhecer de forma saudável.

Esta foi a linha de pensamento do estudante de administração Leonardo Guastaferro de 21 anos, seis deles com diabetes tipo 1. No início do tratamento, seu médico endocrinologista Dr. Edson Perrotti receitou o sistema de infusão contínua de insulina, pois percebeu que Leonardo tinha conhecimento e estava predisposto a se adaptar ao tratamento.

Após cinco anos de tratamento, Leonardo decidiu que iria começar a atividade física para auxiliar o controle da glicemia. Há seis meses, começou a fazer musculação três vezes por semana para ganhar massa muscular e, há dois meses, iniciou jiu jitsu uma vez por semana.

Há um mês, trocou o sistema de infusão contínua de insulina pelo mais moderno modelo do equipamento, o Sistema Accu-Chek Combo. “Na minha opinião, é o melhor sistema atual que tem no mercado brasileiro, pois antes tinha mais hipoglicemia. Hoje o Smart Control, sistema inteligente que executa todas as funções do produto de acordo com o comando, está me lembrando de medir mais vezes ao dia a fim de ajustar os programas às minhas necessidades”.

O equipamento possui um software que gerencia o bolus de insulina, levando em conta a contagem de carboidrato, valor de glicemia capilar, entre outros. Por isso, apresenta cinco programações que a pessoa com diabetes pode fazer para gerenciar situações rotineiras, como atividade física, estresse, doenças, tensão pré-menstrual e viagens.

Segundo Dr. Edson Perrotti, endocrinologista, delegado da Sociedade Brasileira de Diabetes de Alagoas, com diabetes desde os cinco anos, “o Sistema Accu-Chek Combo favorece o aumento e reduções da insulina de acordo com os eventos do dia. Para a atividade física, o equipamento reduz a insulina basal temporariamente. Geralmente para as atividades de mais queima calórica, há uma redução da quantidade da insulina basal de meia hora antes até meia hora depois, quando volta a injetar a mesma quantidade do hormônio antes do exercício”.

“Em atividades vigorosas, como corrida curta ou musculação muito intensa, geralmente entra em ação o hormônio adrenalina que ocasiona por si só aumento da glicemia. Assim, a pessoa costuma aumentar a insulina basal e o bolus para realização do exercício”, adiciona o Dr. Edson.

No dia que realiza musculação não tão intensa, Leonardo come algum carboidrato duas horas antes da atividade e reduz em 30% a basal e o bolus para evitar hipoglicemia um pouco antes de iniciar a atividade. Após a modalidade, a programação da bomba volta a injetar a mesma quantidade de insulina basal e manter o bolus anterior. Geralmente mede a glicemia antes, durante e após o treino.  

Já no dia do jiu jitsu, Leonardo retira o equipamento para não se machucar. Para isso, duas horas antes da atividade, se está com a glicemia alta, aumenta o bolus e principalmente realiza a medição durante o treino. Assim que termina a modalidade, volta a medir a glicemia, coloca o equipamento e programa para ajustar a quantidade de insulina necessária e vai almoçar.

De acordo com Leonardo, “o Sistema Accu-Chek Combo garante mais facilidade, como a transferência das informações via controle remoto da bomba, por meio da tecnologia Bluetooth, que permite programar a bomba sem precisar mostrar às pessoas ao redor que é usuário do sistema. Há pessoas que se sentem incomodadas em manipular a bomba na frente de outras, o que não é meu caso. O equipamento traz conforto para aplicação da insulina”.

“É a melhor forma de manter o controle da glicemia, pois nessa primeira fase de utilização do sistema, ao medir a glicemia, alimentando-me ou não, sempre me sugere a quantidade certa de insulina a ser aplicada tanto para hiper quanto para hipoglicemias, permitindo que  eu mantenha  a glicemia na faixa normal”, explica Leonardo.   

Após esse fase, Leonardo se acostumará a fazer as automedições necessárias para  atingir o sucesso no tratamento.

Por isso, uma frase de Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, nos faz refletir: "Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos pra mudar o que somos."

Voltar ao topo

IMC Descubra o seu índice de massa corporal

Através da nossa ferramenta, você pode calcular o seu IMC e saber se está dentro do peso ideal. Saiba mais

 Livro de Receitas Accu-Chek

Mais prazer em suas refeições, inclusive na hora da sobremesa.

Accu-Chek
Compromisso Público de Transparência da Roche

Esclarecimentos da Roche Diagnostica sobre o alerta do FDA.

Esse site contém informações sobre produtos destinados a um público amplo e pode conter detalhes de produtos ou informações não disponíveis ou não válidas neste país. Nós não nos responsabilizamos pelo acesso a tais informações, que podem não estar de acordo com a legislação, resoluções regulatórias, registros ou uso neste país.